• Eu me importo com o meio ambiente
  • Eu me importo comigo mesmo
  • Eu me importo com o próximo
  • Eu me importo com deus
 

Eu me importo com o Meio Ambiente

Com o crescimento do conhecimento, da tecnologia e a expansão de um sistema em que tudo gira em torno do dinheiro, o homem vem, ao longo da história, fazendo mau uso dos recursos naturais e deixando de se importar com a natureza.

A pergunta que fazemos a você: Você tem se importado com o meio ambiente?

Exercemos uma relação direta e constante com todas as coisas à nossa volta. Toda a natureza está interligada numa teia de dependência onde a sobrevivência de um é a garantia da existência de outro e a manutenção de um recurso natural é a estabilidade do futuro de um ser. Somente compreendendo esta inter-relação entre seres e coisas, entre aquilo que tem vida e aquilo que preserva a vida, construiremos um ambiente propício à sustentabilidade.

Esta dimensão do projeto visa trabalhar algumas questões práticas como: sustentabilidade, uso racional da água e da energia, preservação dos espaços verdes que restaram em nossa cidade e da cidade propriamente dita, compensação de emissão de carbono, dentre outras.

Em breve você poderá conferir as ações e discussões sobre esta dimensão do projeto. Aguarde!

Algumas iniciativas fazem a diferença para preservar a natureza

Manter praias, praças, rios, lagos limpos só depende de nós. Existem muitas iniciativas que podemos tomar para evitar que lixo se acumule e com isso haja enchentes e mortes de humanos e animais. Comecemos pelo lixo.

Ao ir à praia, recolha sacos plásticos que estiverem na água ou areia. Você pode salvar a vida de muitos animais marinhos. Muitas espécies se enroscam com esse material e acabam asfixiadas. Atitude parecida vale se estiver andando pela rua ou em algum lugar onde não há lixeiras por perto. O que se deve fazer é guardar seu lixo no bolso e descartá-lo em um local mais apropriado.

Em casa ou no escritório

Descarte pilhas e baterias em locais corretos. Apenas uma delas pode contaminar 30 mil litros de água por 500 anos. Seguindo a mesma lógica, pense duas vezes antes de trocar de computador. Ele pode ser atualizado com novas peças e você evita de contribuir com o descarte de 20 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano no Brasil.

Mobilização

Movimente seu bairro organizando campanhas para a construção de ciclovias, bicicletários além de grupos para limpeza e recuperação de praças e áreas verdes. Incentive todos a guardarem pneus velhos em locais em que a água não acumule para evitar a proliferação de mosquitos causadores de doenças.

“O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.”
Albert Schweitzer

“A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.”
Apóstolo Paulo na carta aos Romanos 8.19-21

“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.”
Greenpeace


 

Assista o vídeo da campanha

Confira o vídeo institucional da campanha Eu Me Importo. Vista essa camisa e participe desse projeto.Você se importa?

Veja mais

Acompanhe

® 2010 - Eu me importo. Todos os direitos reservados.